Ingredientes para cada flor Uma cebola grande recortada conforme instruções a seguir Um cogumelo shitake recortado à Julienne Meia batata cozida Molho de shitake elaborado com três partes de shoyu, duas partes de mirin, uma parte de molho inglês. Sementes de gergelim preto. Uma pitada de açúcar
Modo de preparo Cozinhe a batata até o ponto al dente. Corte ao meio e reserve. Cozinhe o shitake por 15 minutos em meio a um litro de água, dependendo da quantidade de cogumelos. Retire e corte o shitake a julienne. Não descarte a água. Será usada para fazer o molho. Na mesma panela e água, adicione o shoyu, o mirin e o molho inglês. Deixe aferventar por 5 minutos. Prove o tempero. Se necessário, adicione shoyu ou açúcar.
Descasque a cebola. Numa superfície adequada, recorte a cebola no sentido vertical em seis partes iguais até pouco mais da metade, de forma a manter as partes íntegras. Recorte uma folha de papel alumínio em tamanho adequado. Coloque cuidadosamente a cebola de pé no centro do papel alumínio.
Abra cuidadosamente as pétalas, de maneira a formar uma flor aberta. Com uma faca pequena ou canivete, retire a parte central. Coloque os pedaços de shitake de maneira a forrar a parte central da flor. Instale a metade da batata com a parte plana para cima sobre a cama formada pelo shitake. Polvilhe as sementes de gergelim sobre a batata. Adicione o molho preparado com a água do shitake, shoyu, molho inglês e mirin. Embrulhe cuidadosamente o conteúdo da folha de alumínio. Leve ao forno para cozer ao vapor por 15 a 20 minutos. Sirva a flor de lótus ainda embrulhada.
Lembrar ao comensal sobre o cuidado ao abrir o alumínio. Ele irá descobrir por si mesmo a surpresa sobre o seu prato.
A seguir está ilustrada a sequência do preparo da receita da Flor de Lótus.