Filmes imperdíveis

A classificação de "imperdíveis" significa que tem a pontuação máxima na avaliação de Martakino, independente da pontuação do IMDB.

A ordem de postagem é aleatória, não se levando em consideração gênero, categoria, país de origem, etc.

Os títulos são os originais do filme. A sigla que aparece antes do título é uma codificação interna do site.

Para acessar, clique no título interessado.

Na ficha catalográfica, clicar na imagem do cartaz para acessar a ficha completa no IMDB.

Clicando no nome do artista, abrirá a sua ficha filmográfica.

Sempre que houver um link sublinhado, é possível acessar para ver ou ouvir.

Lista dos filmes imperdíveis

Flashdance

Título traduzido: Em ritmo de embalo
País: EUA
Gênero: Romance
Ano: 1983

RESUMO
Uma jovem (Jennifer Beals) de garra e talento não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para tanto, durante o dia ela trabalha como operária e a noite, como dançarina numa boate.

RESENHA
Romance atribulado e uma trilha sonora consagrada e premiada pelo Grammy. As músicas “What a Feeeling, de Irene Cara e “Maniac“, de Michael Sembello, estiveram por muito tempo no topo do Billboard.

Ponto de destaque, é a expressão de felicidade de Hanna (Skala), membro da banca julgadora, ao final da apresentação da candidata Alex (Beals).

PRÊMIOS
Oscar 1983, de melhor música; Grammy pela trilha sonora e mais outros 8 prêmios.

Broken Arrow

Titulo traduzido: A última ameaça
País: EUA
Gênero: Ação
Ano: 1996

RESUMO
Um piloto (John Travolta) da Força Aérea ejeta seu companheiro (Christian Slater) e rouba duas armas nucleares com o intuito de “devolve-la” ao governo dos Estados.

RESENHA
Filme cheio de ação, com Travolta iniciando a sua preferência em papel de malfeitor malvado e sarcástico, o que marcou o restante de sua carreira artística. Destaque para a cena final, em que Travolta abraça um ogiva nuclear disparada em sua direção.

PRÊMIOS
Melhor música pelo BMI; indicações de melhor vilão para Travolta e melhor luta para Travolta e Slater.

Babettes Gaestebud

Titulo traduzido: A festa de Babette
País: Dinamarca
Gênero: Drama
Ano: 1987

RESUMO
Babette é a mulher francesa que vai viver em pequena cidade dinamarquesa, onde cuidará de casal de velhos, limpar a casa e cozinhar. E é cozinhando que ela se sai muito bem.

RESENHA
Um clássico do cinema internacional, mostra emoções vividas num misto de relacionamento humano e culinária. Destaque-se o esmero e esforço com que Babette prepara um jantar para receber um importante personagem local, que a conhecera no passado.

PRÊMIOS
Oscar de melhor filme estrangeiro; outros 11 prêmios e 9 indicações, entre eles o de Cannes, Itália, Londres, Kansas City.

The Sound of Music

Título traduzido: Noviça Rebelde
País: Inglaterra
Gênero: Drama, Romance
Ano: 1965

RESUMO
Cada canção é um clássico, cada momento uma obra prima!
Partilhe a mágica e apaixonante história verídica da família mais popular do cinema.

RESENHA
Clássico do cinema mundial, misto de drama vivido durante a II Guerra Mundial, em meio a romances intensos, com trilha sonora consagrada, tendo como cenário a belíssima Salzburgo, cidade de Mozart. Destaque para a impecável atuação de Andrews como atriz e cantora e da trilha sonora com música de Richard Rodgers e letras de Oscar Hammerstein.

PRÊMIOS
5 Oscar, incluindo o de melhor filme e melhor trilha sonora. Inúmeros outros prêmios internacionais, entre eles o Globo de Ouro e BAFTA para Andrews como melhor atriz.

Ballad

Título traduzido: Balada
País: Japão
Gênero: Drama épico e viagem no tempo
Ano: 2009

RESUMO
Shinichi foge de seus problemas e das pessoas que ele teme. Quando ele reza pela coragem ao grande carvalho Kawakami, ele mergulha no antigo Japão feudal.

RESENHA
Drama épico vivido entre a época atual e o Japão feudal pelo pai, mãe e filho de 12 anos. A família participa ativamente no tempo antigo, auxiliando os generais oficiais a enfrentar e derrotar os inimigos, usando artifícios modernos, não conhecidos pelos samurais.

PRÊMIOS
Indicação de melhor filme asiático no Festival Internacional de Santa Barbara.

Speed

Título traduzido: Velocidade Máxima
País: EUA
Gênero: Ação
Ano: 1994

RESUMO
Keanu Reeves interpreta Jack Traven, um especialista da SWAT que é enviado para desarmar uma bomba colocada pelo vingativo chantagista (Dennis Hopper) em um onibus.

RESENHA
Filme repleto de ação e suspense do começo ao fim, que mostra a criatividade e tecnologia usadas pela SWAT em operações de resgate. Ponto forte do filme é Bullock dirigindo um ônibus que deve manter uma determinada velocidade, nem maior, nem menor, até a explosão em colisão com uma aeronave.

PRÊMIOS
2 Oscar e uma indicação; 2 BAFTA e uma indicação; e mais outros 15 prêmios internacionais.

The Road Home

Título traduzido: Caminho para casa
País: China
Gênero: Romance, Drama
Ano: 1999

RESUMO
Rapaz volta para casa quando descobre que seu pai morreu. Sua mãe deseja um enterro tradicional, com um longo cortejo a pé. A caminhada revela diversos segredos de família.

RESENHA
Romance dramático em flashback, contando a trajetória de amor entre a mãe do rapaz e um professor temporário. Locações de grande beleza natural e trilha sonora cativante, fazem do filme um espetáculo imperdível. Destaque para o desempenho de Zhang Ziyi em sua estréia no cinema.

PRÊMIOS
Recebeu 10 prêmios internacionais, incluindo Berlin, Chicago e Flórida.

Saving Grace

Título traduzido: O barato de Grace
País: Inglaterra
Gênero: Drama, Comédia
Ano: 2000

RESUMO
A vida idílica de Grace Trevethan na costa da Cornualha está prestes a ser virada do avesso. Confrontada com a morte prematura do seu marido, uma montanha dívidas precisam ser pagas de alguma forma.

RESENHA
A alternativa de ganho rápido de dinheiro foi o cultivo de maconha em sua estufa de plantas. Produzir foi menos difícil do que distribuir na cidade. Destaque-se a cena hilariante de duas idosas que, sem saber, tomam chá feito com folhas da erva e não conseguem conter a crise de risadas. No final, a polícia chega para aumentar a alegria, queimando o estoque da estufa e o vento contribui para a distribuição por toda a cidade.

PRÊMIOS
Recebeu 4 prêmios, incluindo indicação para o BAFTA.

The Terminal

País: EUA
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2004

 

RESUMO
Imigrante que tenta fugir de seu país em guerra, fica preso no aeroporto de New York devido a problemas burocráticos e passa a tocar sua vida ali mesmo, no terminal.

RESENHA
Situação embaraçosa vivida por Hanks, que tenta de todas as maneiras de obter permissão para sair do aeroporto. O objetivo é obter o autógrafo de um famoso trompetista, a pedido de seu falecido pai, que o conhecera no passado. Destaque para a atuação primorosa de Hank, transformando um dos sanitários num espaço como a sua morada temporária. O filme tem a direção de Steven Spielberg.

PRÊMIOS
Recebeu premiação e indicação de diversos organismos, com premiação destacada para a trilha sonora por John Williams.

The Time Machine

Título traduzido: A máquina do tempo
País: EUA
Gênero: Ficção, Viagem no tempo, Suspense
Ano: 1960

RESUMO
Final do século XIX. George (Rod Taylor) é um cientista que, cansado da ignorancia de seu tempo, decide construir uma maquina do tempo. Ele sonha em conhecer o futuro.

RESENHA
Baseado na novela de H.G. Wells, o filme versa sobre as idas e vindas ao passado e futuro que  Taylor vivencia, usando uma máquina por ele construído. Bastante avançado para a época, a película é cheia de efeitos visuais. Ponto central é o romance entre Taylor (homem do passado) e Mimieux (mulher do futuro), bloqueado pela localização espacial da máquina do tempo.

PRÊMIOS
Oscar de efeitos especiais. Uma indicação para o Hugo Awards. 

K-Pax

Título traduzido: K-Pax: O caminho da luz
País: EUA
Gênero: Drama, Mistério
Ano: 2001

RESUMO
Um estranho que se auto-denomina Prot surge aparentemente do nada, após uma confusão numa estação ferroviária. Afirmando ser de um planeta distante, K-Pax, Prot fica detido para observação.

RESENHA
Atuação adequado ao perfil de Spacey, sempre misterioso e com fala baixa e calma. O drama é um misto de ficção e mistério, em que Prot é capaz de viajar para o seu planeta e retornar num piscar de olhos. Gosta de comer banana com casca e fica uma dúvida sobre a verdade, quando um dia desaparece, esquecendo o seu óculos escuros na prisão.

PRÊMIOS
Recebeu 3 indicações para premiação, incluindo o da Academia de Ficção Científica, Mistério e Horror, EUA.

Myamoto Musashi - trilogia

Título traduzido: O samurai dominante I, II e III
País: Japão
Gênero: Samurai, Romance, Artes Marciais
Anos: 1954, 1955 e 1956

RESUMO
Trilogia sobre o lendário espadachim japonês. Ao lado do amigo Matahachi, o jovem órfão Takezo,  deixa seu vilarejo para se juntar ao exército e enfrenta inimigos e dificuldades em sua trajetória como guerreiro.

RESENHA
Dramatização da vida de Myamoto Musashi, nascido Shinmen Musashi, na vila de Myamoto, hoje Província de Kumamoto. Saiu de casa muito jovem para se treinar na arte do espadachim e teve toda a sua vida envolvida em duelos e batalhas como samurai do clã Tokugawa, do Japão feudal, no século 17.

Encenado em três filmes consecutivos, mostra o seu período de juventude, com romances e outros envolvimentos. Todos os famosos duelos são mostrados nas películas, inclusive a  luta contra Kojiro Sasaki, que usava uma longa espada. Musashi derrota Sasaki usando apenas um remo de madeira. No final de sua vida, Musashi eterniza sua experiência de vida numa obra, conhecida como “O Livro dos Cinco Anéis” (Gorin no Sho).

PRÊMIOS
Oscar de melhor filme estrangeiro. Indicação de melhor filme estrangeiro em New York.

Ladri di Biciclette

Título traduzido: Ladrões de Bicicleta
País: Itália
Gênero: Drama
Ano: 1948

RESUMO
Em Roma, um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada.

RESENHA
Dirigido pelo ator Vittorio De Sica, o filme narra aspectos do cotidiano na Itália pós-guerra, em 1948. O drama inicia após o roubo de sua bicicleta que usa para trabalhar e comprada com grande sacrifício da família. Pai e filho andam por toda a Roma a procura do bem roubado. A aventura repleta de circunstâncias difíceis para ambos, é capaz de envolver o espectador.

PRÊMIOS
Recebeu Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Indicação para Melhor Roteiro. 
Ganhou outros 12 prêmios e indicações, entre outros, o BAFTA e Globo de Ouro.

The Buckt List

Título traduzido: Antes de partir
País: EUA
Gênero: Drama, Comédia
Ano: 2007

RESUMO
Você só vive uma vez, portanto, por que não viver com estilo? Essa é a conclusão a que chegam dois pacientes portadores de câncer internados em um mesmo quarto.

RESENHA
Dois protagonistas veteranos, de primeira linha, que fazem do drama mais comum na velhice, que é, o que fazer agora o que você não fez até hoje e que gostaria de fazer. Ponto alto do filme é o desafio de subir o Monte Everest e deixar um recado. Entre as dificuldades próprias da idade, conseguem com muito bom humor, abrilhantar um tema dramático numa comédia de primeira linha.

PRÊMIOS
Ganhador do Prêmio do Grownups Awards para a dupla Nicholson e Freeman e indicação como melhor filme. 
Indicação como melhor filme estrangeiro pela Academia Japonesa, Grammy e Motion Pictures. Ganhador de prêmio em mais duas outras instituições.

Ringu

Título traduzido: O chamado
País: Japão
Gênero: Horror, Suspense
Ano: 1998

RESUMO
Reiko Asakawa está pesquisando um ‘Vídeo Amaldiçoado’ entrevistando adolescentes sobre o assunto. Quando sua sobrinha Tomoko morre de ‘súbita insuficiência cardíaca’ com uma expressão estranhamente horrorizada, começam os percalços sobrenaturais.

RESENHA
Foi o filme original sobre o tema, mais consagrado de todos os tempos. Houve outras versões, incluindo uma estrelada por Naomi Watts, em 2002. Esta e outras versões emprestaram a cena mais importante do filme original, no intuito de intensificar o impacto de horror. Mas, nunca fica igual ao original. Foi o filme de estréia de Yuko Takeuchi, que fez apenas uma pontinha. É uma das artistas mais requisitadas nas duas décadas seguintes.

PRÊMIOS
Recebeu o Oscar de melhor filme popular da Academia Japonesa e indicação para melhor atriz para Matsushima. Consagrado com mais 5 prêmios internacionais.

The Shawshank Redemption

Título traduzido: Um sonho de liberdade
País: EUA
Gênero: Drama
Ano: 1994

RESUMO
Andy Dufresne (Tim Robbins) é um banqueiro condenado injustamente por ter assassinado a esposa. Enviado a uma das piores penitenciárias dos EUA, enfrenta a dura vida carcerária. Mas, faz amizade com outro condenado.

RESENHA
Drama típico de ambiente de prisão, com grupos e bullying de todos os tipos. A trama toda é desenrolada com o fortalecimento cada vez maior da amizade entre Robbins e Freeman. Com o passar dos anos, chega o dia da libertação de Freeman, que recebe as instruções detalhadas de como encontrar a fortuna que Robbins havia acumulado como banqueiro. Ponto forte do filme é retratar a verdadeira amizade que pode ser cultivada num ambiente desfavorável como uma prisão.

PRÊMIOS
Recebeu 9 indicações ao Oscar e Globo de Ouro.
Ganhador de mais 19 prêmios internacionais.

The National Treasure - I e II

Título traduzido: A lenda do tesouro perdido
País: EUA
Gênero: Aventura, Ação
Anos: 2004 e 2007

RESUMO
Nicolas Cage é Benjamin Franklin Gates, um caçador de tesouros. Todos o consideram alucinado e não acreditam na sua busca de uma vida por um suposto tesouro que não existe.

RESENHA
Como sempre, o primeiro filme é melhor do que a sequência, embora esta seja também repleta de ação e suspense. Na busca de um suposto tesouro acumulado através do tempo pelos cavaleiros templários, Cage e sua equipe enfrentam inimigos igualmente gananciosos em achá-lo. O filme é cativante pelos enigmas que precisam ser desvendados conforme as pistas vão sendo descobertas. 

PRÊMIOS
Ganhou o prêmio de melhor trilha sonora pelo BMI. Recebeu outras 9 indicações para diferentes instituições.

The Philadelphia Experiment

Título traduzido: Um passo para o futuro
País: EUA
Gênero: Ficção Científica, Ação, Mistério
Ano: 1984

RESUMO
No ano de 1943, a marinha americana está pronta para executar o ambicioso Projeto Filadélfia, onde sofisticadas técnicas são empregadas na tentativa de entender o desaparecimento inexplicável de navios. 

RESENHA
Cativante filme de ficção científica, em que se faz a tentativa de enviar marinheiros em viagem através do tempo, para o futuro. O objetivo é tentar entender sobre o desaparecimento de navios no Triângulo das Bermudas. Ação e romance entremeiam-se com os mistérios do enredo, fazendo o filme valer a pena de assistir.

PRÊMIOS
Recebeu indicação de melhor atriz para Nancy Allen pela Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror, EUA.
Ganhou o prêmios de melhor filme pela FantaFestival. 

The Rise of the Planet of the Apes

Título traduzido: Planeta dos Macacos: A origem
País: EUA
Gênero: Ficção Científica, Ação
Ano: 2011

RESUMO
A nossa maior descoberta vai transformar-se na maior ameaça para o mundo, quando um cientista a  beira de uma revolucionária descoberta médica a testa num jovem macaco.

RESENHA
Num mundo futurístico, evolução natural e experimentos científicos envolvendo mamíferos, apontam para o surgimento de indivíduos diferenciados, com atributos próximos ao dos humanos. Neste contexto, um acidente laboratorial provoca a proliferação de espécimes de símios inteligentes. A população crescente deles incita a uma revolução, na qual surge uma nova ordem mundial: o domínio pelos macacos.

PRÊMIOS
Indicado ao Oscar e a BAFTA de Efeitos Especiais.
Ganhador de prêmios da Academia de Filmes de F.C., Fantasia e Horror, EUA
Ganhador de 15 prêmios e 25 indicações de outras instituições.

Ben-Hur

País: EUA
Gênero: Épico, Ação, Cristianismo
Ano: 1959

RESUMO
Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude, acaba sendo condenado às galés.

RESENHA
A história ocorre no início da era cristã, envolvendo dois amigos de infância, que por desígnio do destino, acabam por se desentender. Condenado a trabalhar nos remos de galés, Ben-Hur consegue sobreviver e retorna para ver a sua família. Descobre que ela tinha seus bens confiscados e condenada a morar nas cavernas, doentes. Ponto alto do filme é a corrida de bigas, confrontando-se Heston e Boyd num combate de vida e morte.

PRÊMIOS
Recebeu 11 Oscar.
Ganhou 2 prêmios de melhor filme Globo de Ouro e BAFTA.
Ganhou mais 10 prêmios e 10 indicações de outras instituições.

Forrest Gump

Título traduzido: O contador de histórias
País: EUA
Gênero: Drama
Ano: 1994

RESUMO
Tom Hanks é o personagem título, um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana de três décadas. Com seu jeito puro, ele luta no Vietnã.

RESENHA
Drama envolvente, com atuação primorosa de Hank. A história é contada através de flash-backs, desde a infância de um menino com baixo QI. Aprendeu com sua mãe a lidar com as coisas simples e complexas até o seu engajamento no serviço militar, lutando no Vietnã. Fez fortes amizades, sempre compartilhando sua vontade genuína de ajudar o próximo. Seu maior desejo é que seu filho nasça como um bebê saudável. Ponto culminante do filme é a expressão de felicidade genuína que Hank consegue expressar quando recebe a notícia que seu filho é normal.

PRÊMIOS
Recebeu 6 Oscar, incluindo o de Melhor Filme e mais 6 indicações.
Foi premiado com o Globo de Ouro, incluindo o de Melhor Ator para Hank e mais 3 indicações. 
Ganhador do BAFTA para Efeitos Especiais e mais 6 indicações.
Recebeu outros 36 prêmios e 26 indicações para outras instituições.

Some Kind of Wonderful

Título traduzido: Alguém muito especial
País: EUA
Gênero: Romance, Juventude
Ano: 1987

RESUMO
Rapaz tÍmido é apaixonado pela garota mais cobiçada da escola, mas ela não sabe nem de sua existência. Uma amiga o ajuda a marcar um encontro.

RESENHA
Romance atribulado típico em filmes com jovens estudantes. A garota perseguida por todos é também paixão de Stoltz, mas ela nem nota a sua presença. A amiga Masterson, sem muito perceber o que estava fazendo, acaba marcando um encontro dos dois. Mas, percebe que na verdade, está apaixonada por ele.

PRÊMIO
Recebeu o prêmio Jovens Artistas, para Lea Thompson. 

Frequency

Título traduzido: Alta Frequência
País: EUA
Gênero: Ficção Científica, Drama, Viagem no Tempo
Ano: 2000

RESUMO
Numa noite rara de tempestade solar, um jovem policial (Caviezel) encontra o aparelho de radioamador de seu falecido pai (Quaid). Ao fazer funcionar, ouve uma transmissão que pensa ser de seu pai.

RESENHA
Emocionante estória dramática, retratada em meio a ocorrências que parece ser de ficção científica, como a viagem no tempo, através de um aparelho de rádio. Um pai, falecido, consegue se comunicar com seu filho, que está no futuro, instruindo-o a providenciar algo que pode evitar a própria morte.

PRÊMIOS
Ganhou o prêmio de Melhor Filme de Fantasia, da Academia de Filmes de Ficção Científica, Fantasia e Horror e mais duas indicações.
Recebeu indicação ao Globo de Ouro de melhor música.
Ganhou o prêmio do Blockbuster e mais 5 indicações para outras instituições. 

Unstoppable

Título traduzido: Incontrolável
País: EUA
Gênero: Ação, Drama, Desastre
Ano: 2010

RESUMO
Chris Pine é Will, um entre vários num grupo de jovens contratados por uma companhia ferroviária para substituir trabalhadores mais velhos, mais experientes.

RESENHA
Filme de ação do principio ao fim, envolvendo um trem de carga descontrolado sem freio. Não há como desligar os motores e corre com velocidade cada vez maior, ultrapassando o máximo para fazer determinadas manobras em curvas. Uma dessas curvas passa por sobre uma parte da cidade densamente povoada, ponto culminante do suspense.

PRÊMIOS
Indicação para Oscar de melhor Trilha Sonora.
Ganhou o prêmio Satélite para música e recebeu mais 8 indicações para outras instituições.

Back to the Future I, II e III

Título traduzido: De volta para o futuro
País: EUA
Gênero: Viagem no tempo, Romance, Fantasia
Ano: 1985, 1989, 1990

RESUMO:
Marty McFly, típico adolescente americano dos anos 1980, é mandado de volta para 1955 a bordo de um DeLorean, e precisa fazer com que seus pais se enamorem, para garantir que ele exista no futuro.

RESENHA
Filme de ficção e fantasia com a marca do diretor Robert Zemeckis
Foram feitos três filmes com a temática de aventura em tempos diferentes, passado, presente e futuro distante, envolvendo três gerações do jovem McFly (Fox). Romance e ação são os ingredientes que cativam o expectador. As melhores histórias estão no primeiro e terceiro episódios.

PRÊMIOS
Recebeu o Oscar de Melhor Efeito e Trilha Sonora.
Ganhou o prêmio de Melhor Ator para Fox, da Academia de Filmes de Ficção, Fantasia e Horror.
Ganhador do prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, da Academia Japonesa.
Ganhou mais 17 outros prêmios e mais 25 indicações.